Iluminando Helena

A Helena foi uma das modelos que mais fotografei no começo de carreira, e ela sempre topava as experimentações que eu propunha, e eu por sua vez, sempre tentava realizar uma idéia que ela tinha para posar também. 

Essa semana postei essa foto dela que fiz entre 2012 e 2013 (não lembro ao certo) é um exemplo dessa colaboração. A idéia (dela) era fotografar de maneira que só desse para ver a pele na foto, onde fosse roupa, seria completamente preto. Fizemos diversas fotos muito legais nesse dia. 

Assim que postei essa foto no instagram, recebi algumas mensagens me perguntando como fiz essa luz e como me lembro muito bem e inclusive uso com certa frequência esse esquema, vou compartilhar aqui com vocês caso queiram fazer testes.

Este esquema de luz é bem simples, e quase sempre dá certo se usado em fundos escuros, ou até, em fundos claros, mas aí utilizando apenas essas luzes no esquema como luzes de recorte.

Basicamente, usei do meu lado esquerdo um snoot e do lado direito um refletor com uma colméia para focar bem a luz na modelo. Ambas as luzes estão por volta de 2 metros atrás da modelo levemente acima da altura da cabeça dela, e a potência da luz está um ponto mais fraca no snoot do que o refletor colméia, para não ficar muito diferente ao incidir na Helena. O fundo, era um fundo de papel preto. 

É importante falar que é possível criar esse mesmo resultado de milhares de maneiras diferentes e, eu usei esses modificadores na hora pois era o que eu tinha. Lembro que na época eu queria muito ter mais uma colméia pois achava que utilizando dois modificadores iguais o resultado ficaria melhor. Mas não sei se ficaria até hoje. Pois ainda tenho uma só.

Equipamentos utilizados nessa foto:

  • Camera: Canon EOS 7D
  • Lente: 50mm 1.4
  • Flash: 2 Flashes Mako 2002
  • Modificadores: Snoot e Refletor com colméia
  • Modelo: Helena Marc

Se alguém tiver dúvidas sobre qualquer outra de minhas fotos, em relação a como fiz, esquemas de luz ou qualquer outra dúvida, só perguntar que eu explico aqui. Se eu lembrar o que eu fiz.

Using Format