Assinatura

Poucas coisas me irritam mais do que ver uma assinatura em uma foto. Têm algumas que a gente até releva, por serem pequenas e estarem em algum cantinho. Mas têm alguns fotógrafos que fazem questão de utilizar um outdoor dentro da foto. 

Alguns dizem que é uma forma de divulgação do trabalho, outros, que é para se proteger de possíveis utilizações indevidas de imagem. Acho que boa parte de fotógrafos que fazem isso, o fazem por verem outros fotógrafos fazendo e nem sabem bem ao certo o por quê de colocar um logotipo ou marca d’água em uma foto.

Para mim “assinar” a foto pode demonstrar (mesmo sem querer) algumas coisas negativas sobre o fotógrafo que a fez como insegurança e imaturidade profissional. 

Com o tempo e experiência, todo  fotógrafo acaba encontrando sua linguagem visual e para alguns acaba não sendo mais nem necessário o crédito na foto para as pessoas reconhecerem por quem aquela foto foi feita. Eu acredito que todo fotógrafo deve viver em busca dessa assinatura estética, mas, no período dessa busca, fique satisfeito apenas com o crédito junto da foto e não NA foto. 

Já utilizaram indevidamente umas 3 fotos minhas, e acredite, quase sempre você fica sabendo. E melhor, a lei funciona muito bem para direitos autorais.

Como exercício e demonstração do que estou falando, deixo algumas fotos sem os créditos para que tentem descobrir quem fez a foto. No próximo post eu conto de quem são. Senão aguentar de curiosidade, pode me perguntar por email que respondo.

Using Format